Por dentro da estrutura do incrível complexo de investigação do Rei Abdullah

3 Agosto, 2018.

Por dentro da estrutura do incrível complexo de investigação do Rei Abdullah

O gabinete Zaha Hadid produziu um pequeno filme que nos transporta numa viagem pelo interior, exterior e área circundante do incrível edifício do Centro de Investigação e Estudos Petrolíferos Rei Abdullah (KAPSARC), cuja construção foi recentemente concluída em Riade, Arábia Saudita.

O gigantesco complexo de 70 mil metros quadrados foi projetado pelo gabinete Zaha Hadid e construído entre 2009 e 2017 albergando modernas instalações de investigação dedicadas ao desenvolvimento económico, político, tecnológico e ambiental da região do Médio Oriente.

O edifício é caracterizado pela sua baixíssima pegada ecológica, tendo-lhe, nesse âmbito, sido atribuído a cobiçada certificação ambiental LEED Platina, que distingue edifícios de elevado desempenho energético e construção e operação sustentável.

O KAPSARC é caracterizado por um design orgânico modular, sendo composto por cinco subestruturas hexagonais principais, que se interligam através de segmentos flutuantes angulares, recobertos por uma pele exterior perfurada, de padrão inspirado na arquitetura tradicional árabe.

Além dos laboratórios e restantes instalações de pesquisa, o complexo é constituído por um centro de conferências, um pavilhão de exposições, um auditório de 300 lugares e uma biblioteca científica.

O filme foi produzido pelo videógrafo alemão Hans Georg Esch.

 

Fonte: EngenhariaCivil.com; Zaha Hadid | Imagens (adaptadas): EngenhariaCivil.com; via Zaha Hadid




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório