Uso de geopolímeros como alternativa sustentável ao cimento Portland

18 Janeiro, 2017.

Uso de geopolímeros como alternativa sustentável ao cimento Portland

Uma equipa de investigadores da Universidade Técnica de Darmstadt (TU Darmstadt), na Alemanha, está a estudar alternativas mais sustentáveis ao uso do cimento Portland na construção civil. Os engenheiros alemães estão a avaliar, em particular, os geopolímeros, materiais minerais mais amigos do ambiente e também mais resistentes às ações químicas e a temperaturas elevadas.

Os Geopolimemeros são tipicamente compostos por um sólido reativo, contendo óxido de silício e de alumínio e uma solução básica de ativação formada por hidróxidos alcalinos ou silicatos alcalinos. A mistura da componente sólida com a solução de ativação dá origem a um polímero anorgânico de elevada resistência.

Uma das grandes dificuldades da utilização de geopolímeros correntes, como substituto do cimento no fabrico do betão, é a sua baixa trabalhabilidade quando integrados em argamassas.
Uma alternativa sustentável, que permite mitigar em parte a questão da trabalhabilidade é o uso de cinzas volantes.

Os geopolímeros possuem também uma elevada estabilidade quando expostos a temperaturas elevadas, por exemplo durante um incêndio e como não integram produtos hidratantes, podem ser utilizados na construção de estruturas localizadas em ambientes de grande agressividade química.

Por outro lado, o intervalo de tempo necessário ao desenvolvimento de resistência compressiva é muito similar ao dos betões de elevado desempenho, o que torna os geopolímeros adequados aos processos construtivos tradicionais.

Uma das primeiras aplicações dos geopolímeros desenvolvidos pela TU Darmstadt foi na construção de elementos pré-fabricados, muito devido à facilidade com que é possível efetuar a desmoldagem. Os investigadores criaram condutas para sistemas de esgotos, fabricadas com geopolímeros, que possuem uma resistência melhorada a bioquímicos.

Fonte: TU Darmstadt | Imagens (adaptadas): via TU Darmstadt




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Uso de geopolímeros como alternativa sustentável ao cimento Portland

  1. F. Pacheco-Torgal

    Existe muita mistificação à volta dos geopolímeros. É verdade que muitos deles têm uma elevada resistencia mecânica, resistência a altas temperaturas e ainda contra ataque de ácido. Há porém alguns que têm apresentado problemas de durabilidade. O seu desempenho depende por isso não só dos aluminosilicatos utilizados mas também dos activadores alcalinos. Além disso apresentam quase todos limitações de custo e alguns até mesmo uma elevada pegada carbónica. Mais informações aqui: http://ctac.uminho.pt/publication/alkali-activated-cement-based-binders-aacb-durable-and-cost-competitive-low-co2-binder-m

Comentar

* Obrigatório