Suecos criam madeira transparente que poderá substituir o vidro em janelas e fachadas de edifícios

21 Abril, 2016.

Suecos criam madeira transparente que poderá substituir o vidro em janelas e fachadas de edifícios

O Departamento de Tecnologias de Fibras e Polímeros do Centro Wallenberg de Ciências da Madeira do Instituto Real de Tecnologia KTH, na Suécia, criou um novo tipo de material, à base de madeira, com características translúcidas. Esta madeira transparente é uma potencial alternativa, renovável e de baixo custo, ao vidro em janelas e fachadas de edifícios.

A Madeira Oticamente Transparente possui uma transmitância (a fração da luz incidente que atravessa uma amostra de matéria) que pode chegar aos 85% em amostras com 1.2 mm de espessura.
Foi obtida através da remoção, em elementos de madeira de balsa, da componente de lignina, uma substância presente na maioria das plantas terrestres, essencial para o desenvolvimento da resistência e impermeabilidade da sua estrutura.
A lignina confere também características de opacidade e absorção de luz, pelo que a sua eliminação aumenta a translucidez dos elementos de madeira, ao mesmo tempo que incrementa a sua porosidade.

Os vazios resultantes do processo de extração de lignina foram então preenchidos com metacrilato de metilo pré-polimerizado (MMA), sendo preservada a hierarquia nano-estrutural dos elementos de madeira.

As propriedades óticas da madeira foram reguladas através do controlo do volume de celulose, o que permitiu aos investigadores do Instituto Real de Tecnologia KTH obter elementos construtivos de madeira com elevada transmitância, mantendo praticamente inalteradas (ou até incrementando) as características de resistência estrutural.

De acordo com os engenheiros daquele instituto sueco, estes materiais bio compósitos nano estruturados, com excelentes características funcionais de translucidez e propriedades mecânicas melhoradas, bem como baixo peso e custo reduzido, são uma excelente alternativa para a execução de fachadas envidraçadas de edifícios e no fabrico de painéis solares fotovoltaicos transparentes de fachada.

Fonte e Imagens (adaptadas): Instituto Real de Tecnologia KTH; “Optically Transparent Wood from a Nanoporous Cellulosic Template: Combining Functional and Structural Performance”, Yuanyuan Li, Qiliang Fu, Shun Yu, Min Yan, Lars Berglund




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório