Odoo – Uma Casa Solar com Pegada Ecológica Negativa

Casa Odoo

O conceito de habitação sustentável Odoo foi desenvolvido por uma equipa de 50 Arquitetos e estudantes de Arquitetura Húngaros, para a competição internacional Solar Decathlon 2012. A casa Odoo foi dimensionada de forma a conservar ao máximo a energia fornecida pelo Sol. O seu revestimento em painéis fotovoltaicos possibilita uma produção de energia muito superior à necessária à sua manutenção.

A casa Odoo está dividida em três módulos distintos que possibilitam a otimização energética e o bem estar dos seus ocupantes.
O módulo Norte é onde se situam os quartos e instalações sanitárias. A cobertura deste módulo é completamente revestida, exteriormente, por painéis fotovoltaicos que permitem a produção de energia solar durante os meses de verão, quando o Sol tem uma trajetória mais alta.

O módulo Sul é onde se encontra o “coração” energético da casa, incluindo acumuladores e todos dispositivos de controlo ambiental. Na fachada Norte deste módulo situa-se uma cozinha exterior e a Sul uma parede recoberta de painéis fotovoltaicos, que permitem a recolha de energia solar nos meses mais frios, quando o Sol está mais baixo.
O módulo central é um pátio aberto a Este e Oeste, que permite a vivência exterior desafogada dos ocupantes.

Integrado na cobertura da casa existe um sistema de refrigeração a água que permite baixar a temperatura dos compartimentos interiores durante o Verão.

Casa Odoo

Apesar de ser necessário recorrer à rede elétrica pública, para aquecimento da casa nos meses de Inverno, a Odoo está de tal forma otimizada do ponto de vista energético, que permite, anualmente, uma produção duas a três vezes superiores à necessária para a sua manutenção.

A conceptualização e conceção do projeto Odoo  é apresentada, pelos seus autores, no filme seguinte.

E algumas imagens da construção e funcionamento da casa Odoo.

Casa Odoo

Casa Odoo

Casa Odoo

Casa Odoo

Casa Odoo

Casa Odoo

Casa Odoo

Casa Odoo

Casa Odoo

Casa Odoo

Imagens : Odoo Project
Fonte: Odoo Project




Outros artigos interessantes:




3 Comentários a Odoo – Uma Casa Solar com Pegada Ecológica Negativa

  1. DALE: Uma Micro-casa Expansível | EngenhariaCivil.com

    […] (SCI-Arc) desenvolveram um projeto inovador no âmbito da competição de habitação sustentável, Solar Decathlon 2013. DALE (Dynamic Augmented Living Environment) é uma micro-casa expansível cujo espaço […]

  2. Equipa Australiana Vence Solar Decathlon China com a Casa Illawarra Flame | EngenhariaCivil.com

    […] equipa UOW Austrália é a grande vencedora da competição internacional de habitação sustentável Solar Decathlon China 2013. Constituída por elementos da Universidade de Wollongong e do Instituto […]

  3. Companhia Norte-Americana Desenvolve Nova Geração de Blocos de Alvenaria Ecológicos | EngenhariaCivil.com

    […] revelou recentemente a sua mais recente criação na área dos materiais de construção com baixa pegada ecológica. O Watershed Block é um bloco para alvenaria fabricado sem incorporação de cimento Portland […]

Comentar

* Obrigatório