Os 10 Melhores Arranha-Céus do Mundo 2015

30 Setembro, 2015.

Os 10 Melhores Arranha-Céus do Mundo 2015

A Emporis revelou, em Hamburgo, os vencedores da 15ª edição dos prestigiados Prémios Emporis de Arranha-céus, tendo o complexo Wangjing SOHO, em Pequim, ficado classificado em primeiro lugar. Os prémios distinguem anualmente 10 edifícios de grande altura que se destacaram pelo seu design e características construtivas excecionais. Este ano foram analisados, por um painel internacional de peritos, mais de três centenas de edifícios localizados um pouco por todo o mundo.

O Wangjing SOHO é constituído por três arranha-céus, de 118, 127 e 200 metros de altura, com características únicas no que diz respeito a design e eficiência energética. Projetado por Zaha Hadid, o complexo, caracteriza-se pelas suas formas fluidas, contornos orgânicos e volumetria harmoniosa, bem ao estilo da famosa arquiteta britânica.

O segundo lugar coube ao conjunto Bosco Verticale, localizado em Milão, uma das mais elogiadas estruturas de grande altura deste ano pela sua forte vertente ambiental e sustentável.
Os dois edifícios, de 105 e 78 metros de altura, constituintes do “bosque vertical” possuem fachadas e varandas repletas de diferentes tipos de árvores e arbustos, num total de quase 800 espécies. A flora serve de barreira natural à poluição atmosférica e ao ruído, produzindo oxigénio e fomentando o controlo da temperatura interior.

Em terceiro lugar ficou o “Tour D2” em Courbevoie um edifício de formas elegantes e um belíssimo exosqueleto metálico reticulado, que se eleva a 171 metros de altura. No topo, subjacente à grelha de aço, existe o “Jardim das Nuvens”, tido como um dos mais singulares espaços verdes privados de França, com mais de 500 metros quadrados, localizado no coração do centro financeiro de Courbevoie, bem acima do reboliço urbano.

 

Posição Edifício Localização Altura
1 Wangjing SOHO Pequim, China 200 m
2 Bosco Verticale Milão, Itália 105 m
3 Tour D2 Courbevoie, França 171 m
4 One World Trade Center Nova Iorque, EUA 541 m
5 Edifício Leadenhall Londres, Reino Unido 224 m
6 Burj Mohammed Bin Rashid Abu Dhabi, EAU 382 m
7 Soyak Kristal Kule Istambul, Turquia 169 m
8 One57 Nova Iorque, EUA 306 m
9 Infinity Brisbane, Austrália 248 m
10 Torre KKR Kuala Lumpur, Malásia 175 m

Fonte: Emporis – via Johanna-Lena Paulsen – Emporis GmbH | Imagens (adaptadas): Tour D2 – Thomas Pichereau; KKR Tower – Mathias Beinling; Infinity – Tim Dickson; One57 – Royce Douglas; One World Trade Center – Royce Douglas; The Leadenhall Building – Michiel van Dijk; Burj Mohammed Bin Rashid – Ralf Roletschek, CC BY 3.0; Bosco Verticale – B Plessi (https://www.flickr.com/photos/b_plessi); Wangjing SOHO – Jan Martin; Soyak Kristal Kule – Igor Butyrskii (autores por ordem de apresentação de imagens) via Johanna-Lena Paulsen – Emporis GmbH




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Os 10 Melhores Arranha-Céus do Mundo 2015

  1. Torre de Xangai é o arranha-céus do ano | EngenhariaCivil.com

    […] é conhecido o grande vencedor do Prémio Emporis de Arranha-Céus, uma das mais prestigiadas distinções mundiais de edifícios de grande altura. O escolhido deste […]

Comentar

* Obrigatório