Projeto do Complexo SOHO Hailun Plaza em Xangai

Projeto do Complexo SOHO Hailun Plaza em Xangai

O SOHO Hailun Plaza é o mais recente projeto, de características futurísticas a nascer na baixa de Xangai. O complexo estrutural, que foi dimensionado pela projetista holandesa UNStudio, é composto por um edifício central de escritórios com 33 pisos e cerca de 130 metros de altura e cinco edifícios satélites de uso comercial.

O tipo de fachada adotada nos edifícios é o elemento chave distintivo do projeto. Foram usados complexos painéis facetados de geometria heterogénea, que contrastam com as linhas curvas dos edifícios e permitem que o conjunto exiba um revestimento que os designers descreveram como “pele de dragão”. Estes elementos angulares não têm apenas fins estéticos, fornecendo também sombreamento.

A forma como os edifícios estão organizados, na vasta área de 112 mil metros quadrados, permite a existência de espaços de lazer exteriores e zonas para uma multitude de atividades urbanas.
O complexo situa-se numa zona com excelentes ligações a transportes públicos, na interseção de duas linhas de metro, o que potenciou a que a disposição dos edifícios e das zonas comerciais do complexo fosse otimizada de forma a melhor acolher os fluxos de passageiros das estações de metro para a cidade.

A construção da estrutura que, devido à existência de solos compressíveis exigiu a execução de estacas com 70 metros de comprimento, abaixo da cave de 6 pisos, teve início em 2012 e deverá ser finalizada em meados de 2016.

Fonte: UNStudio
Imagens: UNStudio




Outros artigos interessantes:




2 Comentários a Projeto do Complexo SOHO Hailun Plaza em Xangai

  1. Aprovado Projeto do Edifício Sede da Apple em Cupertino | EngenhariaCivil.com

    […] Projeto do Edifício Sede da Apple recebeu hoje aprovação inicial do Conselho Municipal de Cupertino e luz verde para […]

  2. Arup Projeta Complexo de Edifícios do Banco Ziraat em Istambul | EngenhariaCivil.com

    […] multinacional de engenharia Arup anunciou recentemente o projeto de um complexo de edifícios comerciais localizado em Istambul, Turquia, que será a nova sede do Banco Ziraat. Formado por duas […]

Comentar

* Obrigatório