Torre de 530 Metros Otimizada para Produção de Energia Arranca em Jacarta

11 Dezembro, 2013.

Torre de 530 Metros Otimizada para Produção de Energia Arranca em Jacarta

A Torre Pertamina Energy vai nascer em breve em Rasuna Epicentrum no centro de Jacarta, Indonésia. Elevando-se a 530 metros de altura, é o primeiro arranha-céus do mundo dimensionado especificamente para o aproveitamento de energia do vento.

O edifício vai ser a nova sede da Pertamina, a empresa estatal de petróleo e gás natural e vai albergar mais de 20 mil trabalhadores distribuídos por 99 pisos de escritórios.

A Torre Pertamina Energy é a peça central de um complexo de 495 mil metros quadrados que inclui um pavilhão de exposições, uma mesquita e uma central de energia.

O edifício é coroado por uma estrutura aberta, onde estão instaladas turbinas eólicas, que permite o aproveitamento dos ventos dominantes. A forma da estrutura promove a formação de túneis de vento e a otimização da produção energética.

O projeto prevê também a otimização da exposição solar do edifício. A sua fachada curva permitirá mitigar os ganhos solares e o sistema inteligente de sombreamento reduzirá os gastos elétricos de climatização e iluminação artificial.

Desta forma o edifício, cuja construção deverá ficar concluída em 2020, será capaz de produzir cerca de 25% da energia que gasta.

Fonte: Skidmore, Owings & Merril
Imagens: Skidmore, Owings & Merril




Outros artigos interessantes:




2 Comentários a Torre de 530 Metros Otimizada para Produção de Energia Arranca em Jacarta

  1. Sistema de Certificação Energética de Edifícios em Sessão da ADENE | EngenhariaCivil.com

    […] com a presença do Eng.º Rui Fragoso da Direção de Edifícios da ADENE – Agência para a Energia. Esta iniciativa terá como objetivos a apresentação e discussão das principais alterações […]

  2. Climatização e Refrigeração de Edifícios em Destaque no CIAR 2015 | EngenhariaCivil.com

    […] Americano de Climatização e Refrigeração – CIAR 2015. Sob o mote “em busca de uma climatização e refrigeração eficientes“, o evento terá como foco principal as tecnologias sustentáveis de AVAC em […]

Comentar

* Obrigatório