Anunciada Conclusão da Construção das Torres Gémeas Al Bahr em Abu Dhabi
Foi recentemente anunciada a conclusão da construção das Torres Al Bahr, dois edifícios gémeos de 29 pisos e 145 metros de altura localizados em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A sua característica distintiva é uma fachada automatizada que permite otimizar a entrada de luz solar.
As fachadas dos edifícios são constituídas por cerca de dois milhares de elementos envidraçados motorizados, cuja posição é controlada por um computador central. Estes módulos de proteção, abrem ou fecham automaticamente com base na intensidade da luz que é medida por recetores distribuídos ao longo de toda altura e diâmetro das torres.
Estas “peles” protetoras são consideradas as maiores fachadas computorizadas do mundo, tendo sido concebidas pelo grupo de arquitetura e design Aedas e executadas pela especialista de fachadas, Yuanda.
O projeto de Engenharia Civil esteve a cargo da multinacional de consultoria de engenharia Arup, tendo a construção sido efetuada pelos empreiteiros Al-Futtaim Carillion, NSCC, William Hare e Pt Gulf.
Os edifícios têm uma área interior total de 70 mil metros quadrados e um design inspirado na arquitetura tradicional islâmica.
Uma das torres será a nova sede do instituto governamental Abu Dhabi Investment Council (ADIC), sendo a outra ocupada pelo banco Al Hilal.
Fonte: Aedas; Arup
Outros artigos interessantes:

A demolição sincronizada de 19 edifícios em apenas 10 segundos com 120 mil detonações

Os 10 melhores projetos de edifícios sustentáveis de 2018

Companhia chilena desenvolve material de isolamento biodegradável fabricado com raízes de plantas

Britânica desenvolve modelo matemático que poderá revolucionar a organização dos estaleiros de const...

Casas solares ativas mais eficientes com o projeto "Heizsolar"
