Índia Anuncia a Construção da Maior Central Solar do Mundo

Maior Central Solar do Mundo

O Governo Indiano revelou esta semana o projeto de construção da maior central fotovoltaica do mundo no deserto Tharm, localizada a 75 quilómetros de Jaipur, no Estado do Rajastão no Norte da Índia. O parque solar estender-se-á por uma área de quase 10 mil hectares, com uma capacidade total de 4000 megawatts (MW), equivalente à produção atual combinada das 40 maiores centrais solares do mundo e capaz de fornecer energia elétrica a 3 milhões de habitações.

Embora só anunciado publicamente esta semana, projeto está a ser estudado desde 2010 e a primeira fase de construção, que estará concluída já em 2016 prevê a instalação de cerca de 1000 MW. A segunda e terceira fases de construção, instalarão os restantes 3000 MW até 2018.

O Rajastão é o maior estado da Índia, constituindo mais de 10% do território deste país. Cerca de 60% da sua área (208 mil quilómetros quadrados) é desértica, desocupada e sem zonas cultivadas. Recebe também uma radiação solar de 6.0-7.0 kWh/m2, a mais elevada em toda a Índia e goza de 325 dias de sol por ano.

Por outro lado, o Rajastão é o único estado da índia que possui infraestruturas elétricas, em zona desértica, com capacidade suficiente para evacuar a produção anunciada.
Estas razões levaram a que o deserto Tharm fosse uma escolha óbvia do governo indiano para a localização deste projeto solar.

Fonte: The Times of India; Rajasthan Solar Park – An Initiative Towards Empowering Nation
Imagens: BrightSource (ilustrativas); Rajasthan Solar Park – An Initiative Towards Empowering Nation




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Índia Anuncia a Construção da Maior Central Solar do Mundo

  1. Israel Revela Projeto de Construção de Complexo Térmico Solar de 250 Megawatt | EngenhariaCivil.com

    […] Governo Israelita anunciou o avanço de um dos maiores projetos solares do mundo. O Complexo Solar de Ashalim irá ser construído no deserto do Negev, localizado na região Sul de […]

Comentar

* Obrigatório