Torre Aspire – A Mais Alta Estrutura do Catar

11 Abril, 2014.

Torre Aspire - A Mais Alta Estrutura do Catar

A Torre Aspire é um dos mais icónicos edifícios do Catar, destacando-se na linha do horizonte da capital Doha. Com 36 pisos e cerca de 300 metros de altura é atualmente o mais alto edifício e também a mais alta estrutura do Catar. É também conhecido por Hotel Tocha, devido à sua forma particular, tendo sido construído, em apenas 21 meses, por ocasião da décima quinta edição dos Jogos Asiáticos.

O edifício inclui um hotel de cinco estrelas, que ocupa 17 pisos, um museu dedicado ao desporto que se distribui por três pisos, um restaurante rotativo no topo e uma plataforma de observação, situada aproximadamente a um terço da altura do edifício.

A estrutura não possui pilares perimetrais ao nível térreo, ficando o núcleo central de betão unicamente responsável pelo apoio, em consola, das vigas em aço que sustentam as lajes de piso executadas em betão armado com fibra de vidro. As fachadas do edifício são formadas por uma malha metálica que suporta os painéis envidraçados.

O projeto de engenharia civil da Torre Aspire foi da autoria da consultora Arup, tendo o projeto de arquitetura ficado a cargo do atelier Hadi Simaan. A construção foi efetuada por uma joint venture da Midmac e Six Construct.
Devido ao apertado prazo de conclusão, a construção teve início ainda antes ainda do projeto de execução estar finalizado.

O projeto teve um custo final de 133 milhões de euros.

Fonte: Arup; Hadi Simaan | Imagens: via Karsten Rau; The Argonaut; Alexey Sergeev; Reynaers; Hadi Simaan




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório