Construído no Dubai Edifício em Hélice com Rotação de 90 Graus

Construído no Dubai Edifício em Hélice

A Torre Cayan é a mais recente adição à silhueta da cidade do Dubai e o maior edifício em hélice do mundo. Com 306 metros de altura e 80 pisos foi projetado com uma rotação sucessiva de 1,2º das lajes de pavimento, de piso para piso, em torno de um núcleo estrutural de betão armado, até ser atingida uma rotação de 90º no topo do edifício.

O intrincado projeto estrutural foi da autoria da consultora norte-americana Skidmore, Owings & Merrill, que optou por situar os sistemas mecânicos, elétricos e de águas no núcleo central, de forma a permitir que estes seguissem uma trajetória vertical linear. No entanto a variabilidade imposta pela constante rotação da estrutura e a opção arquitetónica por plantas de piso de geometria hexagonal obrigou à localização diferida dos pilares de perímetro que mudam de posição à medida que se avança em altura.

Uma das consequências interessantes da forma em hélice deste edifício residencial é o facto da vista para o exterior variar de acordo com a localização do apartamento, tendo as unidades no topo da torre um ângulo de visão completamente diferente daquelas que se situam na base.

O promotor do projeto, a Cayan Real Estate Investment & Development designou como empreiteiro principal a Arabtec Construction, a maior construtora do Golfo Pérsico, responsável pela execução de importantes obras na região, como o Burj Khalifa.

Fonte: Cayan Real Estate Investment & Development
Imagens: Cayan Real Estate Investment & Development




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Construído no Dubai Edifício em Hélice com Rotação de 90 Graus

  1. Os 10 Melhores Arranha-Céus do Mundo 2014 | EngenhariaCivil.com

    […] ocupadas, tal como se pode observar no quadro seguinte, pelo Sheraton Huzhou Hot Spring Resort, Torre Cayan, Torre Este do One Central Park, Torres Flame, Mercury City, Ardmore Residence e em décimo lugar, […]

Comentar

* Obrigatório