Sharma Springs – Um Edifício de 6 Pisos Totalmente Construído em Bambu

O edifício Sharma Springs localiza-se na coração da floresta tropical de Bali, na Indonésia. Com 6 pisos e uma área interior de 750 metros quadrados foi inteiramente construído em bambu a partir do projeto desenvolvido pelo gabinete Ibuku, especializado em construção sustentável com materiais amigos do ambiente.

O edifício foi executado combinando as técnicas tradicionais usados pelos artesãos balineses e os métodos construtivos da Engenharia Civil moderna sendo o objetivo primordial a fusão da estrutura com a floresta circundante. Para tal a autora do projeto, Elora Hardy, escolheu o material de construção natural mais abundante na zona, neste caso o bambu.

O bambu é o material ambiental por excelência, com um ciclo de crescimento de apenas quatro anos e capacidades de sequestração de carbono. É também um material com elevado desempenho mecânico e, quando combinado com os modernos processos de tratamento superficial, de grande durabilidade.

Devido às propriedades intrínsecas do material usado, os elementos estruturais possuem elevada flexibilidade e excelente comportamento dinâmico, uma característica determinante numa zona de elevada atividade sísmica.

O núcleo estrutural do edifício é formado por 12 enormes pilares de bambu, com 18 metros de comprimento que se prolongam até ao sexto piso, que se eleva suavemente acima da copa das árvores e de onde é possível observar o magnífico vale do Rio Ayung.

A construção do edifício que inclui quatro quartos, uma biblioteca e um spa e dos móveis, a maioria dos quais foi também executada em bambu demorou cerca de 18 meses.

Fonte: Ibuku




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Sharma Springs – Um Edifício de 6 Pisos Totalmente Construído em Bambu

  1. ADENE Promove Formação Para Certificação em Construção Sustentável LEED em Lisboa e Porto | EngenhariaCivil.com

    […] arquitetos e outros profissionais da área da construção, que pretendam obter certificação em construção sustentável LEED, do U.S. Green Building Council […]

Comentar

* Obrigatório