Engenharia Civil Mais Ambiental com os Novos Betões Fotocatalíticos

14 Julho, 2013.

Betões Fotocatalíticos

Devido ao uso intensivo do betão na construção civil mundial, tem sido grande o investimento, nos últimos anos, na procura de soluções que tornem este material mais sustentável do ponto de vista ambiental. Os novos betões fotocatalíticos utilizam um revestimento de dióxido de titânio que permite a fotocatálise dos elementos poluentes que entram em contacto com a sua superfície.

Apesar da tecnologia se destinar primordialmente ao betão de Cimento Portland, pode ser utilizada, com diferentes graus de eficácia em outros tipos de betões, argamassas ou até gesso.

Quando os elementos poluentes, nomeadamente os óxidos de azoto, entram em contacto com superfícies de estruturas fabricadas com este tipo de betão, são transformados em nitratos, por ação conjunta da luz do sol e do dióxido de titânio. Sem a presenta deste catalisador os poluentes seriam eventualmente libertados para a atmosfera, promovendo a produção de smog fotoquímico e ozono troposférico.

Uma vez que as obras de Engenharia Civil mais expostas a poluição direta são as estradas, diversos institutos de investigação têm centrado os seus estudos na utilização de betões fotocatalíticos neste tipo de estruturas.
A Universidade de Tecnologia de Eindhoven (TU/e) aplicou revestimentos fotocatalíticos a pavimentos urbanos de blocos, enquanto o Departamento de Transportes do Missouri tem feito alguns progressos na aplicação deste tipo de tecnologia a pavimentos rígidos de autoestradas.

Uma das grandes vantagens da tecnologia de fotocatálise em betões é a possibilidade da sua aplicação tanto a elementos pré-fabricados de betão como a estruturas de betão existentes.

Betões Fotocatalíticos

A Igreja do Jubileu em Roma (nas imagens), construída em 2003 pela Arup e Guy Nordenson constitui uma das primeiras obras onde foi utilizado betão branco com características fotocatalíticas, com o objetivo primordial de impedir o escurecimento das paredes por ação da poluição atmosférica urbana.
Esta foi também uma das primeiras demonstrações no mundo real das capacidades da tecnologia, tendo as propriedades de auto-limpeza do betão fotocatalítico ficado plenamente provadas.

Betões Fotocatalíticos

Betões Fotocatalíticos

Betões Fotocatalíticos

Imagens: Via National Precast Concrete Association
Fonte: Portland Cement Association




Outros artigos interessantes:




6 Comentários a Engenharia Civil Mais Ambiental com os Novos Betões Fotocatalíticos

  1. Jal Acústica

    Excelente post!
    É maravilhoso ver a inovação indo para todas as áreas da construção civil, desde a arquitetura simples ao melhor dos desenvolvimentos acústicos! Parabéns pelo post!

  2. Imagem do Dia: O Projeto do Ano no Reino Unido | EngenhariaCivil.com

    […] ficando à frente de 600 outros projetos, em resultado das tecnologias e  inovadores métodos de construção sustentável adotados na sua execução. É também o edifício de escritórios com classificação BREEAM […]

  3. Construção Sustentável e Materiais Amigos do Ambiente no Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve | EngenhariaCivil.com

    […] O Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve (UALG-ISE) promove, no dia 26 de Fevereiro de 2014, no Anfiteatro José Silvestre, em Faro, uma aula aberta com o tema Eco Produtos Para Edifícios. A sessão, que conta com o apoio da Região Sul da Ordem dos Engenheiros e da Ordem dos Arquitetos, abordará a construção sustentável e a utilização de materiais de construção amigos do ambiente. […]

  4. Cimento Mais Sustentável com Resíduos Cerâmicos Criado em Espanha | EngenhariaCivil.com

    […] da Universidade Jaume I do Imperial College de Londres e da Universidade Estadual Paulista criou um novo tipo de cimento, obtido a partir de resíduos cerâmicos. O novo material ligante, mais sustentável, não possui […]

  5. Reciclagem do betão poderá ser mais vantajosa que o uso de betões ambientais alternativos | EngenhariaCivil.com

    […] são mais vantajosas, nas próximas décadas, do que a recente tendência de criação de novos betões ambientais que integram diferentes subprodutos industriais e […]

  6. Rui Salvaterra

    Excelente artigo

Comentar

* Obrigatório