Torre de Nakagin – A Génese dos Micro-Apartamentos Modulares no Japão

30 Setembro, 2013.

Micro-Apartamentos Modulares no Japão

A Torre de Nakagin foi construída em Tóquio na década de setenta e é uma das principais obras precursoras da habitação minimalista moderna, modular e de alta densidade. O edifício é constituído por 140 micro-apartamentos, que o projetista Kisho Kurokawa apelidou de “cápsulas”, cada um com apenas 9 a 10 metros quadrados. A filosofia arquitetónica por detrás do projeto, o Metabolismo Japonês, baseada no crescimento biológico pressupunha que a estrutura de cada apartamento seria substituída a cada 25 anos, podendo o edifício ser expandido de acordo com as necessidades do mercado imobiliário.

A torre foi construída entre 1970 e 1972 utilizando construção mista de aço e betão. Possui 13 pisos, uma área de implantação de 430 metros quadrados e uma área interior total de 3091 metros quadrados.

A estrutura da torre é constituída por um núcleo central em betão armado, sendo cada módulo habitacional fixado utilizando ligações metálicas aparafusadas. A ligação é feita por intermédio de apenas 4 parafusos de alta resistência, de acesso fácil, o que permite que os módulos possam ser rapidamente retirados ou instalados.

O projeto da Torre de Nakagin constituiu uma das primeiras incursões da engenharia japonesa na construção moderna sustentável, combinada com elevada permutabilidade e reciclabilidade.

Fonte: Kisho Kurokawa
Imagens: via Noritaka Minami




Outros artigos interessantes:




2 Comentários a Torre de Nakagin – A Génese dos Micro-Apartamentos Modulares no Japão

  1. Imagem do Dia: Edifício Formado Por Módulos Dodecaedrais em Lima | EngenhariaCivil.com

    […] Torre Platónica é um projeto conceptual de um edifício modular residencial para a cidade de Lima, no Peru, inspirado nos princípios da Geometria Euclidiana. A […]

  2. Imagem do Dia: Avança Construção Modular em Nova Iorque | EngenhariaCivil.com

    […] sendo composto por 55 apartamentos com áreas entre os 23 e os 34 metros quadrados. As primeiras unidades modulares do edifício de 11 pisos, já se encontram na sua posição definitiva, devendo as restantes ser […]

Comentar

* Obrigatório